Você já deve ter ouvido muito esse termo por aí!
A transição capilar, nada mais é do que o processo de assumir os fios naturais sem a presença de produtos químicos utilizados para alisar o cabelo.
Eu passei por esse processo inclusive e posso afirmar que para obter o resultado desejado é necessário ter bastante paciência, porque demora.
Abaixo, separarei 3 dicas para te ajudar a passar pela transição capilar um pouco mais tranquila:
Dica 1: Defina o principal objetivo pelo qual você vai passar pela transição capilar!
Objetivos como: saúde capilar, liberdade, ser quem você é e ter volume de volta, pode te ajudar a chegar até o fim.
Pessoas que não tem um desses objetivos claros ou que não tiveram problemas de saúde capilar e tendem parar por modismo, acabam desistindo mais rápido.
2. Tenha Paciência:
Caso não queira cortar toda a parte com química de uma vez ( famoso Big Chop) você precisará de paciência, para passar por dias difíceis.Terá dias em que você terá vontade de continuar e outros em que sentirá vontade de desistir.
3. Priorize utilizar produtos que atendam as duas texturas existentes no processo:
Tratamentos de hidratação e nutrição vão te auxiliar muito a cuidar dos fios.
Eu sempre indiquei também para quem está nesse processo, ter dois tipos de finalizadores. Já que você encontra dois tipos de texturas!
Geralmente cabelos cacheados e crespos tendem a ser mais secos e precisam de produtos que atendem essa necessidade. Então cremes de pentear, gelatinas e óleos vegetais podem ajudar e muito!
Enquanto isso na parte alisada, finalizadores mais leves como Leave-ins em Spray, atendem melhor, além de arrumar e definir o fio.
O cronograma Capilar nesse processo se torna indispensável.
Uma grande aliada que pode super te ajudar é a linha Nick Vick Cachos, já que em sua composição, ela tem tudo que o cabelo precisa.
Por que deixar o cabelo natural sem químicas?
Eu fui uma das pessoas que decidiu passar por essa mudança radical por conta das consequências que a rotina de alisantes trouxeram para a minha saúde capilar.
Meu cabelo caiu muito e além disso, tive descamações e alergias no couro cabeludo.
Foram esses acontecimentos que me motivaram a resgatar o meu cabelo natural.
Porém o meu objetivo aqui não é fazer ninguém desistir e sim ao contrário: insistir nesse processo que considero transformador. Ele me proporcionou liberdade e muitas reflexões. Estou amando ser quem sou e ter liberdade de usar meu cabelo natural.
Se você está no processo não desista!
Espero que essas dicas não só te ajudem a entender esse processo, mas continuar nele também.
Super Beijos e até o próximo conteúdo.